Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

Novas histórias na bebeteca



















Nas fotos acimas, as crianças participam das historias "Cha das Dez, Filo e Marieta, Tanto Tanto,O  
peixinho palhaço, piui piui e A Árvore Maravilhosa, ja contadas pela bebetecaria Cristiane.
Toda história que contamos para uma criança mexe com ela, produz emoções e provoca reações.
Tudo o que acontece ao nosso redor, desde a nossa primeira infância, fica registrado em nosso inconsciente. Isto significa que tudo aquilo que vemos, ouvimos e sentimos influi no nosso desenvolvimento e amadurecimento.
Aplicando esta verdade fundamental  que a psicologia ensina, arriscamos afirmar que felizes são aquelas crianças que, desde os primeiros dias de sua vida, experimentam a presença de livros ao seu redor.
Na concepção de Abramovich (2003), o significado de escutar histórias é tão amplo... É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, dos impasses, das soluções, que todos atravessamos e vivemos, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não), resolvidos (ou não) pelos personagens de cada história (cada um a seu modo...) E assim esclarecer melhor os nossos ou encontrar um caminho possível para a resolução deles... É ouvindo histórias que se pode sentir também, emoções importantes como: a tristeza, a raiva, a irritação, o medo, a alegria, o pavor, a impotência, a insegurança e tantas outras mais, e viver profundamente isso tudo que as narrativas provocam e suscitam em quem as ouve ou as lê, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas faz (ou não) brotar...

Referências
Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.com.br , A magia de contar historias, Monica Weingärtner Otte, Ana Maria Kovacs.
 

0 comentários:

Postar um comentário