Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

Capacitação para professoras de Cmeis aborda primeiros socorros

Capacitação para professoras de Cmeis aborda primeiros socorros
Orientações vão ajudar a enfrentar situações do dia a dia
Enfrentar situações emergenciais, prestar os primeiros socorros até obter ajuda médica, ou simplesmente fazer procedimentos corretos diante de certas ocorrências foram os temas abordados pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Castro, Silvia Cristina Reisdorfes, para professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de Castro. O primeiro dia de capacitação aconteceu nesta quinta-feira (19), pela manhã, no Cmei Rivadávia Grácia de Lara.
Silvia explicou que em locais de grande concentração de pessoas como as escolas, a possibilidade de ocorrer algum tipo de acidente é mais comum. “Estar preparado e saber o que fazer, além de manter a calma, é fundamental”.
A primeira providência, segundo a enfermeira é ter uma caixa de primeiros socorros contendo soro fisiológico, gaze, ataduras de vários tamanhos, talas de papelão que serão usadas para imobilizar membros em caso de fratura, esparadrapo e bandagem.
Entre as diversas situações que podem se apresentar, uma das mais corriqueiras é a batida na cabeça. Se a criança desmaiar, vomitar ou perder a memória, o caso é urgente e deve ser levada imediatamente ao Pronto Socorro. Se a conseqüência for apenas hematomas, a recomendação é colocar gelo, sempre enrolado em uma toalha “O sintoma mais grave é quando a criança vomitar em jato, pois é sinal de que pode haver lesão cerebral”.
Em casos de febre, que só pode ser considerada quando a temperatura estivar em 37,8º, um banho morno, compressas de água morna e medicamento apenas com orientação médica são as recomendações. “Lembrando que se a febre persistir, o médico deve ser procurado o mais rápido possível”.
Outras ocorrências abordadas foram cortes com sangramento, vômito, diarréia, desmaios, convulsão, engasgo, mordida de animais objetos nos olhos, nariz e boca, fraturas e afogamento. Todas as orientações foram repassadas por meio de slides, além de simulações.
Para a professora Rose Cândida Leal, o conhecimento adquirido vai ajudar a enfrentar com mais tranqüilidade situações do dia a dia. “Me chamou a atenção as informações sobre a febre e uso de certos remédios que não deve ser feito sem orientação médica”.
A professora Rosilda Aparecida Lima disse que é preciso estar preparado e saber o que fazer quando surgir alguma das situações mencionadas. “Em escola é comum termos diversas das situações mostradas aqui. Estar preparado é muito importante”.
Para Silvia, com as orientações repassadas, as professoras têm condições de prestar os primeiros socorros e tomar as atitudes certas. “Nestes momentos é preciso avaliar a situação e agir com tranquilidade”.
A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Castro, Nanci Rodrigues Santos, disse que a capacitação vai contribuir no desempenho do trabalho das professoras. “Nós precisamos saber como agir até chegar ajuda médica. Esse treinamento é muito importante”.
A capacitação continua nesta sexta-feira (20), no Cmeis Rubens Quintiliano e Cavalinho de Pau.
Sugestão de Fonte:
Nanci Rodrigues Santos – Coordenadora de Educação Infantil de Castro. (42) 3906-2140.
Silvia Cristina Reisdorfes – Enfermeira da Secretaria de Saúde de Castro. (42) 3906-2200.
Prefeitura Municipal de Castro – Superintendência de Comunicação Social.
Jornalista Ceres Regina Vieira – MTB 3443.

0 comentários:

Postar um comentário