No dia 12 de agosto, as crianças do Pré II e as suas professoras Séfora e Rosenéia fizeram um passeio ao centro histórico de Castro; Museu do Tropeiro, Casa da Sinhará, Igreja Matriz de Sant'Ana e a Casa da Cultura ....
Esses passeios fazem parte do Projeto "Um presente para o Futuro", o qual as professoras estão desenvolvendo neste semestre com os seus alunos.
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Visita ao CMEI.
Com muita alegria recebemos hoje a visita da Bebetecaria Mirian, do CMEI Rivadavia.
Ela pode trocar idéias e experiências com nossa bebetecaria Cristiane.Participando também da contação de histórias.
O CMEI Nosso Lar agradece sua visita.
Desfile Cívico de 7 de setembro.
Mais de 10 mil pessoas participaram do Desfile Cívico da Independência, na sexta-feira (7). É o que estima a Guarda Municipal entre público e participantes. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o evento reuniu 56 delegações e cerca de 4.500 pessoas dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), escolas municipais, estaduais e particulares, secretarias municipais, clubes de serviço, entidades, 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Polícia Militar (PM), Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros desfilaram entre as ruas Marechal Deodoro e Francisco de Assis Andrade.
domingo, 9 de setembro de 2012
Atividades da creche III.
Aqui algumas atividades desenvolvidas na creche III, como a chamada, contato com os livros, a diversidade nas familias, colagens e jogos.
Novas histórias na bebeteca
.jpg)
Nas fotos acimas, as crianças participam das historias "Cha das Dez, Filo e Marieta, Tanto Tanto,O
peixinho palhaço, piui piui e A Árvore Maravilhosa, ja contadas pela bebetecaria Cristiane.
Toda história que contamos para uma criança mexe com ela, produz emoções e provoca reações.
Tudo o que acontece ao nosso redor, desde a nossa primeira infância, fica registrado em nosso inconsciente. Isto significa que tudo aquilo que vemos, ouvimos e sentimos influi no nosso desenvolvimento e amadurecimento.
Aplicando esta verdade fundamental que a psicologia ensina, arriscamos afirmar que felizes são aquelas crianças que, desde os primeiros dias de sua vida, experimentam a presença de livros ao seu redor.
Na concepção de Abramovich (2003), o significado de escutar histórias é tão amplo... É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, dos impasses, das soluções, que todos atravessamos e vivemos, de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo defrontados, enfrentados (ou não), resolvidos (ou não) pelos personagens de cada história (cada um a seu modo...) E assim esclarecer melhor os nossos ou encontrar um caminho possível para a resolução deles... É ouvindo histórias que se pode sentir também, emoções importantes como: a tristeza, a raiva, a irritação, o medo, a alegria, o pavor, a impotência, a insegurança e tantas outras mais, e viver profundamente isso tudo que as narrativas provocam e suscitam em quem as ouve ou as lê, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas faz (ou não) brotar...
Referências
Instituto Catarinense de Pós-Graduação – www.icpg.com.br , A magia de contar historias, Monica Weingärtner Otte, Ana Maria Kovacs.
Palestra aborda comportamento e motivação
Palestra aborda comportamento e motivação
Evento marca o início do segundo semestre do ano letivo
Modificação de Comportamento e Motivação foi o tema da palestra para funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Castro, realizada nesta sexta-feira (20), pela manhã, no Teatro Bento Mossurunga, pelo padre da Congregação Cavanis, Edemar de Souza, graduado em Filosofia, Teologia e Psicologia. O evento contou com apresentações culturais dos alunos da Escola Estadual Jardim das Araucárias e da Escola Municipal Dalila Ayres.
Padre Edemar falou sobre a dificuldade de mudar nosso comportamento diante das situações da vida para melhorar nossos relacionamentos pessoais na família, no ambiente de trabalho e com os amigos. Como seres feitos à imagem e semelhança de Deus, disse que o ser humano teria tudo para ser a criatura mais feliz da face da terra, porém, as situações de depressão, tristeza, sofrimento e violência, são comuns no dia a dia. Disse ainda que as pessoas preferem culpar ‘alguém’ ou o ‘outro’ pelos fracassos pessoais e profissionais. Para o religioso, o ser humano precisa ter consciência de que uma vida melhor pode ser conquistada pela modificação do pensamento e do comportamento. “A felicidade depende 99% do esforço de cada um e o mínimo de outras pessoas. Nada é mais sublime do que a vida do ser humano que precisa muito de paz para que os ambientes onde vive também reflitam essa paz”.
A secretária de Educação de Castro, Nilza Gomes de Oliveira Zappe, agradeceu a presença de todos no evento e desejou um bom retorno ao segundo semestre de aulas. Ressaltou a importância de todos dentro da escola no processo da educação. “Vocês trabalham diretamente com as crianças e se empenham em suas funções. Vamos sempre pensar em nossas atitudes, lembrando que as crianças, muitas vezes, se espelham em nós. A educação é cada um de vocês”.
O evento desta sexta-feira marcou o segundo dia da programação do início do segundo semestre do ano letivo. Na quinta-feira (19), a palestra foi para professores, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino com palestra do educador e escritor Geraldo Peçanha de Almeida, na Associação Cultural e Esportiva de Castro (ACEC).
As aulas na rede municipal de ensino de Castro reiniciam no dia 23 de julho para cerca de 10 mil alunos.
Sugestão de Fonte:
Nilza Gomes de Oliveira Zappe - Secretária de Educação de Castro. (42) 3906-2140.
Prefeitura Municipal de Castro – Superintendência de Comunicação Social.
Jornalista Ceres Regina Vieira – MTB 3443.
Educação infantil e motivação são os temas abordados
A Secretaria Municipal de Educação de Castro reuniu 630 professores, diretores e coordenadores na Associação Cultural e Esportiva de Castro (ACEC) nesta quinta-feira (19) e iniciou o segundo semestre do ano letivo com palestra do educador e escritor Geraldo Peçanha de Almeida, com 43 livros publicados e 21 anos dedicados ao magistério, principalmente à educação infantil. Ele abordou o tema “O Professor Inesquecível”.
Geraldo destacou que é preciso fazer uma escolha verdadeira pela carreira, ter formação continuada e se submeter à avaliação contínua para melhorar cada vez mais a educação. “O professor deve ter o compromisso de ensinar, independente da realidade em que vive. Não pode apenas se pautar pelos recursos. Na África, as condições são mínimas, mas os professores são comprometidos. Então, recursos nós temos, porém, temos que ter comprometimento”.
Quanto aos índices sobre a educação brasileira que apontam que há alunos saindo do quarto ano do ensino fundamental sem saber ler e escrever, Geraldo diz que o professor tem formação e recursos didáticos, porém há falha na metodologia que não pode ser padronizada.“Os alunos não aprendem todos da mesma forma. É necessário entender isso. O professor inesquecível será aquele que transformar a vida dos alunos por ele mesmo, pela vontade de ensinar”.
A secretária de Educação, Nilza Gomes de Oliveira Zappe, agradeceu aos professores pela dedicação. “Vocês trabalham com os alunos e se dedicam com amor. A educação é o que é graças ao trabalho de vocês. Desejo um ótimo segundo semestre e a secretaria está sempre de portas abertas”.
O evento contou com apresentações culturais de alunos das escolas municipais Dalila Ayres e José Antonio Flygare Telles, e ainda, da Escola Estadual Jardim das Araucárias.
O evento contou com apresentações culturais de alunos das escolas municipais Dalila Ayres e José Antonio Flygare Telles, e ainda, da Escola Estadual Jardim das Araucárias.
Sugestão de Fonte:
Nilza Gomes de Oliveira Zappe - Secretária de Educação de Castro. (42) 3906-2140.
Prefeitura Municipal de Castro – Superintendência de Comunicação Social.
Jornalista Ceres Regina Vieira – MTB 3443.
Capacitação para professoras de Cmeis aborda primeiros socorros
Capacitação para professoras de Cmeis aborda primeiros socorros
Orientações vão ajudar a enfrentar situações do dia a dia
Enfrentar situações emergenciais, prestar os primeiros socorros até obter ajuda médica, ou simplesmente fazer procedimentos corretos diante de certas ocorrências foram os temas abordados pela enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Castro, Silvia Cristina Reisdorfes, para professoras dos Centros Municipais de Educação Infantil de Castro. O primeiro dia de capacitação aconteceu nesta quinta-feira (19), pela manhã, no Cmei Rivadávia Grácia de Lara.
Silvia explicou que em locais de grande concentração de pessoas como as escolas, a possibilidade de ocorrer algum tipo de acidente é mais comum. “Estar preparado e saber o que fazer, além de manter a calma, é fundamental”.
A primeira providência, segundo a enfermeira é ter uma caixa de primeiros socorros contendo soro fisiológico, gaze, ataduras de vários tamanhos, talas de papelão que serão usadas para imobilizar membros em caso de fratura, esparadrapo e bandagem.
Entre as diversas situações que podem se apresentar, uma das mais corriqueiras é a batida na cabeça. Se a criança desmaiar, vomitar ou perder a memória, o caso é urgente e deve ser levada imediatamente ao Pronto Socorro. Se a conseqüência for apenas hematomas, a recomendação é colocar gelo, sempre enrolado em uma toalha “O sintoma mais grave é quando a criança vomitar em jato, pois é sinal de que pode haver lesão cerebral”.
Em casos de febre, que só pode ser considerada quando a temperatura estivar em 37,8º, um banho morno, compressas de água morna e medicamento apenas com orientação médica são as recomendações. “Lembrando que se a febre persistir, o médico deve ser procurado o mais rápido possível”.
Outras ocorrências abordadas foram cortes com sangramento, vômito, diarréia, desmaios, convulsão, engasgo, mordida de animais objetos nos olhos, nariz e boca, fraturas e afogamento. Todas as orientações foram repassadas por meio de slides, além de simulações.
Para a professora Rose Cândida Leal, o conhecimento adquirido vai ajudar a enfrentar com mais tranqüilidade situações do dia a dia. “Me chamou a atenção as informações sobre a febre e uso de certos remédios que não deve ser feito sem orientação médica”.
A professora Rosilda Aparecida Lima disse que é preciso estar preparado e saber o que fazer quando surgir alguma das situações mencionadas. “Em escola é comum termos diversas das situações mostradas aqui. Estar preparado é muito importante”.
Para Silvia, com as orientações repassadas, as professoras têm condições de prestar os primeiros socorros e tomar as atitudes certas. “Nestes momentos é preciso avaliar a situação e agir com tranquilidade”.
A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação de Castro, Nanci Rodrigues Santos, disse que a capacitação vai contribuir no desempenho do trabalho das professoras. “Nós precisamos saber como agir até chegar ajuda médica. Esse treinamento é muito importante”.
A capacitação continua nesta sexta-feira (20), no Cmeis Rubens Quintiliano e Cavalinho de Pau.
Sugestão de Fonte:
Nanci Rodrigues Santos – Coordenadora de Educação Infantil de Castro. (42) 3906-2140.
Silvia Cristina Reisdorfes – Enfermeira da Secretaria de Saúde de Castro. (42) 3906-2200.
Silvia Cristina Reisdorfes – Enfermeira da Secretaria de Saúde de Castro. (42) 3906-2200.
Prefeitura Municipal de Castro – Superintendência de Comunicação Social.
Jornalista Ceres Regina Vieira – MTB 3443.
Concurso Merenda Boa é Comigo.
O concurso ‘Merenda boa é comigo’ premiou os melhores pratos salgados e doces preparados pelas merendeiras das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Castro. Quinze merendeiras, participaram do evento promovido pela Secretaria Municipal de Educação, que foi realizado na cozinha experimental da Escola Municipal Jahyr Lopes.
Dos quinze pratos apresentados – 10 salgados e 5 - doces, os três melhores de cada categoria foram premiados. O pratos salgados ficaram por conta das merendeiras: Jocemara Aparecida Carneiro Lobo (1º) Cmei Ciranda do Saber com o prato‘escondidinho de carne moída’; Josiane Aparecida Alves Marcondes (2º) Cmei Pequeno Reino também com ‘escondidinho de carne moída, e Josane Imaculada Rodrigues (3º) Cmei Nosso Lar com o prato ‘escondidinho’.
Na categoria doce as vencedoras foram: Laurita de Jesus F. dos Santos (1º) Cmei Despertar para o Mundo, com o ‘pavê de bolacha maisena’; Ana Maria de S. Carneiro (2º) Cmei Nosso Lar com ‘docinho de cenoura’ e Maria Luiza Simer (3º)Escola Municipal Jahyr Lopes, com ‘arroz doce cremoso’.
Os prêmios foram ventilador, liquidificador e cafeteira para o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente.
“Me preparei muito para isso, valeu a pena”, disse Jocemara Aparecida Carneiro Lobo, ganhadora do primeiro lugar de prato salgado. “A emoção foi grande, eles apostaram em mim. Fiquei muito feliz”, disse Laurita de Jesus F. dos Santos, que venceu na categoria prato doce.
Para a nutricionista da Secretaria de Educação, Lia Giordani Calleya, o concurso valorizou e incentivou o trabalho das profissionais que aproveitaram para trocar experiências culinárias. “Estamos satisfeitas com o resultado e o ano que vem esperamos mais participações”.
A secretária de Educação, Nilza Gomes de Oliveira Zappe parabenizou a todas que aceitaram o convite para demonstrar suas habilidades culinárias, “O mérito da nossa merenda boa e com qualidade é todo de vocês”.
Sugestão de Fonte:
Nilza Gomes de Oliveira Zappe – Secretária de Educação de Castro. (42) 3906-2140.
Lia Calleya Giordani – Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Castro.
(42) 3906-2140.
Prefeitura Municipal de Castro – Superintendência de Comunicação Social.
Jornalista Ceres Regina Vieira – MTB 3443.
Festa Junina.

Nos dias 3 e 4 de julho de 2012, as nossas crianças tiveram uma agradável festa junina nas dependências do CMEI.
Teve quadrilha de crianças e uma supresa. A apresentação da quadrilha dos funcionários e professores. Foi um momento de muita interação entre crianças, funcionários e educadores.
Entrega dos relatos do primeiro semestre.
Agradecemos a todos os pais que puderam participar da entrega dos relatos do primeiro semestre de 2012. Sua presença foi muito importante para os professores e principalmente para seus filhos. A família é primordial e a nossa principal parceira para o desenvolvimento dos nossos trabalhos.
Assinar:
Postagens (Atom)